sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Revista Veja>>Papa vai ser Recebido com fortes Protestos na Espanha


Europa

Papa vai ser recebido com fortes protestos na Espanha

Manifestantes são contra patrocínio público para Jornada Mundial da Juventude

Mais de cem organizações laicas são contra evento com Bento XVI
Mais de cem organizações laicas são contra evento com Bento XVI (Franco Origlia/Getty Images)
Mais de cem organizações laicas espanholas, contrárias à utilização de fundos públicos para a visita do papa Bento XVI entre 18 e 21 de agosto ao país, protestarão em Madri na véspera de sua chegada à capital espanhola, onde ocorrerá a Jornada Mundial da Juventude.
Com o lema "Dos meus impostos, para o Papa zero. Estado laico", as associações laicas, cristãs progressistas, ateias, de esquerda e de homossexuais - denunciam o financiamento do evento pelo estado e seu alto custo, no momento em que o desemprego afeta mais de 20% da população economicamente ativa na Espanha.
"Estamos totalmente de acordo com que venha, mas não concordamos que um evento particular seja financiado com o dinheiro de todos", declarou em uma entrevista coletiva à imprensa, Luis Vega, presidente da Associação Madrilenha de Livre-pensadores e Ateus (AMAL).
Custos e percursos - Os manifestantes percorrerão o centro de Madri no dia 17, passando pela emblemática Puerta del Sol, transformada nos últimos meses no palco dos protestos dos "indignados". O percurso da manifestação tinha sido alvo de controvérsia nos últimos dias entre os grupos laicos e representantes do governo Madri. “A delegação não encontrou nenhum argumento jurídico para proibir a manifestação e teve uma atitude muito tolerante e muito responsável", afirmou um dos responsáveis pela convocação dos protestos.
Os organizadores calculam que o estado, os governos regionais e as prefeituras gastarão mais de 100 milhões de euros nas JMJ se essas contarem com a presença de 500.000 jovens, segundo Francisco Delgado, presidente da Europa Laica. Já os organizadores da visita do papa argumentam que o evento não terá nenhum custo para o tesouro nacional e que, inclusive, gerará lucro pelos mais de um milhão de peregrinos que chegarão de diversas partes do mundo.
(Com agências EFE e France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário