domingo, 16 de outubro de 2011

Augusto Dos Anjos - Poeta do Hediondo, Versos Íntimos, Último Credo (Poemas)




O POETA DO HEDIONDO
Sofro aceleradíssimas pancadas
No coração. Ataca-me a existência
A mortificadora coalescência
Das desgraças humanas congregadas!
Em alucinatórias cavalgadas,
Eu sinto, então, sondando-me a consciência
A ultra-inquisitorial clarividência
De todas as neuronas acordadas!
Quanto me dói no cérebro esta sonda!
Ah! Certamente eu sou a mais hedionda
Generalização do Desconforto...
Eu sou aquele que ficou sozinho
Cantando sobre os ossos do caminho
A poesia de tudo quanto é morto!


z------------------------------------------------------------z-----------------------------------------------------z

Versos Íntimos 
VERSOS ÍNTIMOS
Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão -- esta pantera --
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente invevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
o beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!


z------------------------------------------------z---------------------------------------------------z

Último Credo

ÚLTIMO CREDO
Como ama o homem adúltero o adultério
E o ébrio a garrafa tóxica de rum,
Amo o coveiro -- este ladrão comum
Que arrasta a gente para o cemitério!
É o transcendentalíssimo mistério!
É o nous , é o pneuma , é o ego sum qui sum ,
É a morte, é esse danado número Um
Que matou Cristo e que matou Tibério!
Creio, como o filósofo mais crente,
na generalidade descrente
Com que a substância cósmica evolui...
Creio, perante a evolução imensa,
Que o homem universal de amanhã vença
O homem particular eu que ontem fui!


4 comentários:

  1. Sempre bom reler Augusto. Um poeta fantástico. Pena que as pessoas em sua maioria só o conheçam pelos seus versos íntimos, que lido fora do contexto causa uma certa confusão. Um Poeta que ainda é atual.

    ResponderExcluir
  2. Sim sim, verdade, eu gosto deste poema, por que ele deixa claro ae, um ceticismo, >>>"Vês! Ninguém assistiu ao formidável
    Enterro de tua última quimera." interpretei como uma forma cética de enterrar as criaturas mitológicas que o assombravam, já que há muitos poemas do Augusto que citam esse ceticismo, ele era um gênio, e as vezes penso q essa "confusão" era proposital e assim levava a reflexão, ao questionamento. Feito mesmo para confundir em certas partes, mas mesmo assim, certeiro no que queria dizer. Há dias que todos tem essa confusão, mesmo que eu sinta uma convicção no que ele queria transmitir inconscientemente, eu sou assim gosto de postar algo e o pensamento ir além da postagem, até de um modo mais profundo..^^ Sim sim, Augusto dos Anjos é ótimo o meu preferido dele ainda assim é o Poeta do Hediondo...^^ Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. A imagem dessa postagem é sua msm? Sugiro q coloque os créditos.
    Sobre o ateísmo e o materialismo de Augusto dos Anjos, leia meu artigo "A Ciência Crua de Augusto dos Anjos", na Revista LER, n.2, p. 58 (disponível em http://www.catedra.puc-rio.br/upload/catedra/arquivos/LER%20%202.pdf).
    Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, a imagem não é não mas obrigado pelo lembrete kkkkkk
      Lerei seu artigo, obrigado por suas contribuições.
      Me sinto feliz que tenha gostado do meu humilde blog :D

      Excluir