quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Chico Xavier e o Espiritismo

Fantasmas, aparições, vozes, Karma. Isso a princípio tudo isso pode aparecer assustador, bizarro, coisa de outro mundo, mas não, iremos abordar estas questões sem os olhos da fé, mostrar que tudo isso é coisa da imaginação de pessoas que infelizmente, por não terem onde se firmar, saem do chão da realidade e aterrissam em um piso da ilusão e projeções da capacidade criativa do cérebro.
           Não é querendo desmerecer de forma  nenhuma quem é espirita, pois como todas as religiões,tem implícitas em si, conceitos de amor ao próximo, caridade, enfim questões positivas no geral(que nem sempre é vivenciado,e fazendo o oposto do que é dito aqui).
O senhor Chico Xavier em questão, possuia esses "dons" desde sua infância, quando ainda criança já afirmava que viao  fantasma de sua mãe e com ela conversava, Chico auto de data, sempre gostou de ler, por si só já se pode ter uma base para tais afirmações. 
O mesmo sempre foi muito repreendido por este "dom" de se comunicar com os mortos, o próprio pai o queria internar-lo em um hospício.Não quero aqui de forma nenhuma difamar este que  foi uma pessoa que pregou a paz,o amor fez caridade, ajudou pessoas, sempre  foi  uma pessoa altruísta.
           Mas a algumas questões a serem consideradas,  ele nasceu em berço católico, vivia oprimido por  seus dons espirituais, a partir disso ele passou a ser perseguido, que por terminou causando comoção por parte das pessoas mais carentes, de certa forma ele usou disto e o que acabou chegando ao conhecimento da mídia, que desde sempre gostou de um certo sensacionalismo e personagens exóticos. Podendo equipará-lo ao maior mito do Ocidente Jesus Cristo o nazareno, cuja cidade de Nazaré só foi fundada anos e anos depois, tramoias e mais tramoias. Sim Chico pode ter sido sim perseguido por quê não? Tudo o que é diferente tem implícito em sua trajetória uma perseguição, a igreja católica é mestra neste assunto.
               Vamos lá dando sequencia, criar um mito, um mártir ou um herói desde sempre foi muito fácil por que nem todas as pessoas que nasceram em um berço de superstição se dão o trabalho ou usam da racionalidade que tem, deixando se levar pela emoção do momento, para que se compreenda de forma clara ainda exista quem crê em profecias e ainda brigam se você tenta expressar sua opinião.
Cria-se um mito, um mártir, um herói através disso:  O Herói em questão, sempre é perseguido, maltratado e tido como falsário, e  tem sempre uma luta do bem e do mal, quem aceita suas palavras e quem não aceita. E com isso já base para alegar injustiça contra quem apenas quer o bem, sendo que o bem em questão é apenas um mero interesse, ignorando o altruísmo e caindo no comodismo de parecer bom frente outras pessoas.
Seguido disso, se tornam públicas suas palavras, o que torna o  conhecido e logo acaba puxando consigo multidões, pessoas sem alento ou onde se apoiar. Se você está assim procure um psicólogo ou um terapeuta, se não tem condições para tal confidencie com alguém de confiança.
E geralmente tais personagens trazem em sua conjectura, fatos de outras histórias, outras lendas ou mitos. Além do que  escrever mensagens que confortem as pessoa não é a coisa mais difícil do mundo, apenas  usando de bondade e palavras adocicadas cheias de promessas se consegue muito,  pois pessoas que se encontram em estado crítico tendem a se agarrar a isso e adotar tal como a verdade suprema.
      Encarnação,como crer nisso,como explicar isso? Pense que uma vez existindo alma como ela se liga ao corpo? Seria uma questão ilógica, o que é material não consegue exercer força no que é espiritual ou seja, e o espiritual não consegue exercer força no que é material,para ficar mais fácil a compreensão, imaginem Gasparzinho, bem facilmente ele atravessa uma pessoa e mais o que fariam os fantasmas no meio dos vivos ou aguardando no purgatório? Além de tudo o que uma pessoa passa aqui, ainda tem que esperar para ser julgada? penso que não.Por que fantasmas não aparecem a hora que querem e sim quando a possibilidades.Então sou obrigado a  crer que existem duendes debaixo da ponte ou mesmo que há um pote de ouro no fim do arco-íris.O que não pode aderir ou mesmo se desviar da matéria ignora totalmente o conceito de realidade, o que derruba este argumento.
         Ainda houve comentários sobre uma tal senha que Chico Xavier havia deixado, o mesmo que todo ser "messiânico" costuma deixar uma espécie de sinal para que fosse recordado, só que no caso de Chico a senha não tem utilidade, então a senha é para que? qual sua funcionalidade, dito que o próprio disse que sua missão estava concluída. Há conversas que o médium tenha plagiado várias obras em seus livros.
     Chico Xavier,alegava ser  a reencarnação de José de Anchieta, e todos nós sabemos quão sangrento foi a época dos padres jesuítas no Brasil, alegava ainda ser Platão onde estavam suas memórias? o HD  por acaso foi formatado ou vão dizer que as memórias são primordialmente apagadas para que o indivíduo retorne e pague, mas pagar pelo quê se o mesmo não sabe o motivo e o real preço dos atos cometidos em sua vida passada? Sem deixar comentar que a cada ano nascem mais pessoas do que morrem de onde vem essas almas? Chico Xavier também alegava ser João Batista, o que batizou Jesus, mas todos nós sabemos que todos os livros da bíblia,todos sem exceção, foram escritos por homens e padres que manipularam as histórias, escolheram os livros a seu bel-prazer, ou seja  ele usou de uma mentira para  dar ênfase a sua causa.
    Uma coisa  a se observar, todo mundo que reencarna em outras vidas fora imperador, príncipe ,filósofo, herói e outros, nunca em mendigos ou outra classe com potencial menos desenvolvido.
O que falar dos deficientes, eles pagam até hoje por seus atos, isso seria um martírio, uma covardia.
    O corpo se decompondo a "consciência" também morre, o cérebro é  a máquina que nós permite pensar e comanda todos as ações e questões relativas ao corpo.E a alma onde vai? fica vagando, fica andando de lá pra cá assustando pessoas e as expulsando de suas casas ou vão mesmo para o purgatório como alegam os católicos ou vão para o céu ou o inferno como alegam os protestantes?
   Céu e inferno, paraíso e condenação são mitos muito anteriores ao cristianismo, instrumento de cabresto da igreja, sem deixar de explanar que o purgatório foi instituído séculos após da finalização da bíblia.
E minha descrença maior ainda vem quando alegam ter provas e essa prova é facilmente derrubada, tais como fotos e relatos, tudo isso pode ser facilmente fraudado, algo para que torne-se verdade tem que acontecer mais vezes e não em determinada ocasião, e tem o aspecto que essas ocasiões podem ser facilmente criadas, tais como fotos que "alegam " ser manifestação espiritual que por olhos de peritos facilmente vem ao chão, nossos amigos cristãos em especial tem esse fascínio em achar "provas de Deus" seja em uma torrada ou em um vidro sem vergonha que ficou muito tempo sem limpar. Chico Xavier não foi uma má pessoa, pelo menos frente aos holofotes ajudou foi caridoso, difundiu a paz, o amor, a caridade, o respeito e outros tais bons adjetivos que poderiam a ele ser  atribuídos, mas ainda mesmo assim questiono, não poderiam ter ocorrido negociações por debaixo dos panos, um meio de torná-lo um profeta ou um ser dotado de poderes? Há quem diga que vivia de doações e que não cobrava por sua ajuda espiritual, mas se é assim por que ele não se enriqueceu acertando os números da Mega Sena? Pergunta ridícula mas que põe em aberto essa reflexão, manter-se humilde seria a resposta de muitos, mesmo assim creio que não. Penso que não tenho mais nada a acrescentar cada um tire suas conclusões dos fatos e os arranje dentro da lógica.
Observo que tudo isso com o auxílio da mídia, que sempre usou de instrumentos sujos para controlar as mentes de pessoas mais humildes e fez e faz essa lavagem cerebral, o mestre é seu controle e a televisão lhe dominará.
   


No mais Obrigado espero que a leitura mesmo extensa não tenha sido cansativa.Nada do que aqui foi dito para ofender, se ofendeu peço desculpas por que sempre de uma forma ou de outra alguém sai ofendido.




                                  CARPE  IDEA!!!!


Atenciosamente. 
A.Rodrigues.

4 comentários:

  1. olá tudo bom?Sou espirita e achei muito interessante o seu texto sobre Chico Xavier bom alguns pontos que foram apontados são diferentes da realidade da doutrina espirita.Chico é para nós um bom exemplo de amor e caridade ,se ele sofre no início de sua vida nada nos importa e sim o ensinamento que pode transmitir de humildade,e ele não é maior e nem igual a Jesus,alias não consideramos que Jesus seja um Deus e sim filho dele assim com você e eu.Os espíritos reencarnam para uma unica finalidade evolução e se uma pessoa nasce com algum problema é um resgate de uma vida passada e assim com o seu concedimento irá desencarnar com esse obstaculo a vencer.obrigada

    ResponderExcluir
  2. Eu sou espírita,porque sempre questionei as desigualdades que existem neste mundo. Por que uns nascem ricos, outros nascem pobres,porque uns nascem com saúde e outros nalascem no mais completo retardo mental e deformidades físicas? Se todos nós estamos vindo aqui por uma primeira e única vez, não seria justo que todos estivessem em igualdade de condições? Quando eu comecei a compreender a lei da reencarnação, eu comecei a compreender o amor de Deus por todas as suas criaturas. Eu não acredito que só exista vida no planeta Terra, por que qual seria a utilidade de Deus criar planetas sem vida de espécie alguma? Por ainda não compreendermos a vida espiritual, a gente acha que esse planetinha é tudo que existe e que é só nele que existe. Se eu não acreditasse na reencarnação, eu teria muitas dúvidas iguais ou maiores do que as que você tem. Haverá o tempo em que todas essas perguntas serão esclarecidas,pois a humanidade já avançou muito e avançará muito mais, tanto na parte material ,como na parte espiritual. Evolução é uma questão de tempo.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo.

    Sou ateu.. e assim como Chico Xavier, também já tive contatos com seres desconhecidos pela nossa ciência(espíritos).e cheguei a conclusão que eles existem e são reais.. porem experiencias pessoais não são evidencia tenho que admitir.. Se os espíritos não se manifestam para provar a verdade de sua existência.. que assim seja, cada acredite ou desacredite no que quiser. Mas creio que um dia à Ciência chegará a uma conclusão mais aclarada nesse campo.

    ResponderExcluir
  4. Com relação a isto sou bem cético, mas é aquela questão desde que a Ciência prove por meios independentes dos quais, e que possa ser atestada a sua veracidade, que mal há? Por hora obrigado pelo seu comentário e seja bem vindo :)
    Abraços

    ResponderExcluir