quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Comentários Sobre a Morte de Muamar Khadaphi

Kadhaphi enfim morto, é esta a notícia que mais circula no mundo neste momento e ainda veremos falar muito nas redes sociais e também nas mídias escritas e faladas,que bom que o povo líbio enfim conseguiu sua  "liberdade".Mas  todos nós sabemos quem é maior interessado nessa questão e por causa de quê, não vou entrar em detalhes mas vocês sabem o que digo.  
Agora veremos o que o Conselho de Transição  "Líbio"fará,quem serão os novos governantes da Líbia,logicamente elegido democraticamente, mas venho aqui não comentar sobre isso, venho falar sobre as imagens que estão circulando na internet, principalmente no Youtube.
Sei lá, para mim é muito estranho, e vou deixar claro que sou apolítico, prefiro não me definir contra ou a favor de qualquer governo ou político, embora eu me simpatize com a centro- esquerda, ainda mais que o governo em questão também não é o nosso.
O que quero falar é desse sensacionalismo que estão se fazendo acerca disso, me parece até que essas  mídias sensacionalistas, estudaram na mesma faculdade que o senhor José Luís Datena, por que por favor né? gostar de uma desgraça, é com esses mesmos, não só o Datena, mas toda a mídia "Ocidental", trabalham como se vivessem em um açougue, só atrás das carnificinas e chacinas enfim, o que tenho a dizer é que, mesmo que tenha caído um governante da forma que caiu, tudo bem, o que me choca é o modo que se está conduzindo isso, fazendo disso um troféu do mundo, sendo que isso é somente pertinente a aquele povo, e sendo daquele povo, do que isso nos interessa, nações que perderam seus ditadores por missões capitaneadas pelos Estados Unidos, sabemos o caos que é, e ainda estão com governos provisórios, pois não se  estabilizaram com relação a lideranças, já que assumem o poder de certa forma,não é quem é eleito pelo povo e sim quem é indicado pelos norte americanos.
 E mais uma coisa, só um pequeno favor, quando forem falar dos cidadãos dos Estados Unidos da América, não cometa a gafe de dizer os americanos,  americanos todos nós somos, até nós do Brasil,  somos todos americanos, moramos na América do Sul, mais ainda assim somos americanos, a mídia desfocaliza todos os conceitos e noções de Geografia ao falar dos nossos "irmãos" de continente.
 Comentários que faço sobre a morte de Khadaphi são os seguintes:


*Uma pessoa quando morre perde a consciência, ou seja, o q fizerem com o corpo está feito, mas ainda assim acho que um pouco de respeito é fundamental.

*Não se maltrata um animal morto, não se maltrata uma pessoa morta, ela não tem consciência, e tal como não tem modo a se proteger.


*Todo o sensacionalismo .. acho fútil.


* Quem está no direito de ver isso como causa própria é o povo líbio


E da tal modo reservo me o direito de não expor imagem alguma ou link algum para que se perpetue e espalhe ainda mais imagens ou fotos.


Isso pode ser para alguns conceitos de moralidade,  mas a vocês eu digo, eu não sou o detentor da moral, das leis, das verdades e das posturas de quem quer que seja, eu apenas não acho que isso deva ser ostentado do modo q isso está sendo. O ser humano de um modo  geral as vezes consegue ser pior, do que abutres carniceiros, gostam de uma desgraça, desculpem me as palavras de baixo calão aqui mencionadas, mas é o modo mais fácil de me expressar com relação a isso,  e fora longe de  eu de forma nenhuma ser um antropocentrista e pecar neste conceito, me coloco no direito de dizer, que mesmo morto um homem merece ter sua dignidade respeitada e de modo nenhum usurpado, por que mesmo em vida, ninguém gostaria que em seu momento de morte,seu corpo fosse avacalhado,  ai virão aqueles que dirão que eu estou apelando para uma  certa moralidade, típica de religioso, saibam que não, estou longe de o ser, eu apenas penso que, o respeito ainda é fundamental e ainda digo mais que, se com um animal de estimação você não destratará o seu corpo e jogá-lo de qualquer modo, penso que com um ser humano por mais cruel, desgraçado e sanguinário que seja, ainda penso que pelo menos no seu momento de morte seja ele qual for, ainda merece ter tratamento humanitário. 
Há quem discorde e que acha  que ele poderia ser facilmente jogado em uma vala e cuspido, mas  eu não penso assim.
Mas cada qual com sua opinião e conceitos,  eu apenas estou tentando expor um lado evidente e gritante do desrespeito desses açougueiros, o ser humano não é de forma nenhuma especial, é como qualquer outro animal na natureza, mas ainda assim ainda temos  códigos de respeito mútuo, se  até os  animais soltos na natureza, se convalescem da dor alheia, por que nós não? 
Chorar a morte do inimigo?  lógico que  não,  mas respeitar isso,este momento, acho indispensável. Aqui e assim encerro meus comentários, caso você discorde, deixe um bilhete antes de morrer, dizendo que quer ser alvo de gozações e chacotas, veremos se seus familiares concordariam, não estou aqui defendendo este homem, apenas respeitando sua morte.

2 comentários:

  1. A morte de Kadaphi é o triunfo do banditismo, da mentira do Ocidente. Dessa gente que se intitula Civilizados. Kadaphi, a muito tempo inimigo dos EUA por causa do Petróleo. Pregava em seu livro verde que antes de ser da tribo o homem deveria ser mulçumano. Mas enfim acabou isolado entre os seus pares.Dizia aos povos islamitas que a união os fortificaria. mas ele foi morto.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o peixe morreu pela boca né? complicado, mas se já foi já foi. Essa é mais uma vitória dos Estados Unidos, do que propriamente do povo líbio. A desculpa de "tirar" um ditador do poder, serviu apenas de fachada para poder assumir e ter gente deles para guiar os interesses dos norte americanos.Não sei como ainda o Armadinejad ainda não caiu. Os Estados Unidos se diz contra ditaduras e a favor da democracia, mas ainda existem países com seus respectivos ditadores, que não caíram por que são aliados deles, ou não são considerados perigosos, apresentando resistência aos interesses dos Estados Unidos ou não tem riquezas que os interessem. Com relação a interação e união dos povos islamitas, acho que isso não acontecerá pois, dentro do Islamismo existem correntes distintas que se chocam, os Sunitas e Xiitas, ou seja. Muçulmanos juntos, acho uma coisa bem difícil de acontecer.

    ResponderExcluir