segunda-feira, 4 de abril de 2016

Sobre religiosidade

O post abaixo fala de algo que sempre me choca, doutrinação de crianças.
Eu quando criança recebi estes preceitos, mas desde sempre nunca me vi encaixado em uma crença qualquer.
Mas, algo importante deve ser feito, olhos devem ser abertos, claro que isto deva ser realizado de maneira didática e não como uma lavagem cerebral, e sim posto para análise. Ser filho de pais religiosos não te obriga, necessariamente a ser um.

 Apreciem.


" Uma criança nasce – ela não é cristã, nem judia, nem muçulmana – e então nós começamos a lhe colocar uma máscara. 
Sua face inocente desaparece. Ele morrerá acreditando que é cristã. Assim, não ria daquele pobre homem que morreu acreditando ser Abraão Lincoln, porque todo mundo está fazendo o mesmo. Pessoas estão morrendo como hinduístas – elas não nasceram hinduístas.
Isso sempre foi um problema permanente para mim, quando havia censo. O recenseador vinha a mim para preencher o formulário e quando chegava na religião eu dizia, ‘eu não tenho religião alguma’.
Ele ficava chocado, mas dizia, ‘você deve ter nascido em alguma religião. Seus pais devem ser hinduístas, muçulmanos, jainistas.’
Eu dizia, ‘isso não faz qualquer diferença. Meu pai pode ser um médico ou engenheiro – isso não fará de mim um médico ou um engenheiro. 
Ele pode ser um hinduísta ou um muçulmano – isso é um assunto dele. Ele não pode biologicamente transferir sua religião para mim. Se ele não pode transferir seu conhecimento médico para mim, como ele poderia transferir o seu conhecimento espiritual? Isso é uma fraude e eu não quero participar de qualquer fraude.’
As pessoas estão sendo treinadas como atores; em todo este vasto mundo você encontrará todas as pessoas representando papéis. Todo mundo é educado para encenar... Belos nomes – etiquetas, boas maneiras – mas por trás, escondido, está uma psicologia sutil para fazê-lo esquecer a sua originalidade e absorver algum papel que os interesses ocultos querem que você seja. 
Nunca se inspire em alguém.
Permaneça aberto."
( Osho )


FONTE: https://www.facebook.com/382371778510080/photos/a.382375438509714.91845.382371778510080/764914573589130/?type=3&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário