terça-feira, 4 de dezembro de 2012

BEM OU MAL, COM DEUS OU SEM DEUS


Relembrando agora a pouco, a algum tempo atrás conversando com amigos, coisas pertinentes a religião e ateísmo. 
O que quase sempre fazemos aqui, conversando também sobre história e política. 
Eis que  uma senhora conhecida, graduada e respeitada de toda a sociedade  mutuense se dirigiu a nós.
A cumprimentamos, e ela acabara fazendo parte daquele nosso diálogo, e eis que em um momento fui perguntá-la:
__Senhora se fosse afirmado a não existência de Deus, a senhora seria capaz de matar alguém? Ela me respondeu com um enfático:
__Sim!!!
Confesso que fiquei pasmo, como que uma pessoa despreza todo o conjunto de leis, ética e moral, preceitos de respeito,  sensatez?                                                                                                                                                                              Em seguida me vieram a mente diversas perguntas.  
Seria deus para estas pessoas apenas um cabresto, que sem este “guia moral” tais pessoas seriam monstros?                                                         
Onde reside a moral destas pessoas, apenas na sua crença?                                                                                        Na maioria das vezes chamam estas pessoas chamam-nas de  “pessoas sem deus no coração”.                               
Ateus são pessoas sem Deus no coração, não por serem monstros, mas pelo fato de não creem na existência de divindades, mas nem por isso não são pessoas imorais, isso que claro que não estou generalizando, há sempre alguns que são mesmo pessoas ruins, mas escolheram assim e sabem da consequência de seus atos.
Direi apenas por mim, mas no que posso sempre me mostro o mais ético o possível.  Busco não ferir estes conceitos morais, pois embora não acredite em céu e inferno, sei que a lei é punitiva, embora às vezes não funcione. Sabemos que a vida é única, não cremos em vida após a morte. Se a lei não te pune, a sociedade ou alguém que se sentiu lesado pode vir a revidar.                      
 E no que diz respeito a conviver bem, ter uma vida social agradável, são coisas que creio que todo cidadão busque para si.
Então se arrancam a crença destas pessoas, o que sobrará?  Teremos mais assassinos?                             
Pessoas que são boas apenas por medo de um castigo,  que são boas por almejarem recompensas em outra vida. Se retira-se isto delas, iremos precisar demais cadeias. Isso salientando que a maior fatia populacional é cristã. Confesso que fico com medo.

4 comentários:

  1. A função da igreja é induzir o homem a covardia e ao medo.
    O certo é cada um procurar fazer o bem. Isto se for de sua consciência. Pois a lei dos homens está aí e muitas vezes funciona.
    beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Exatamentem,obrigado..
    O seu comentário foi bastante pertinente e acrescentou bastante ao texto.

    ResponderExcluir
  3. Matéria sensacionalista hein? Um caso vira regra para argumentar ideias sem argumentos.
    O que dizer à pessoas que falam de gótico laico, sendo o gótico algo puramente Cristão? No mínimo deve confundir o gótico em si com a subcultura oitentista.
    Toda imagem, até contemporânea, ligada ao gótico é espiritual e cristão, romântica também, ligado a ruínas medievais saudando o passado medieval, ou na natureza, em contato com Deus e os seres misteriosos, como a do teu próprio blog.
    Essas pessoas são as mesmas que citam frases de Nietzsche achando que ele era ateu.

    Leia livros de História, Filosofia, Arte e Religião com grande densidade, para pelo menos defenderes e argumentar o teu ceticismo com dignidade, por que o nível das matérias e dos comentários é tão fanático quanto alguns religiosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina...
      A ideia em si não foi de forma alguma, usar de um ocorrido para gerar uma matéria sensacionalista. Alias, apenas usei de uma situação para exprimir uma opinião já que este blog se refere a uma perspectiva, neste caso bem pessoal. se tiver lido bem, em momento algum fiz algum tipo de generalização. E neste caso em questão não falo diretamente dos godos ( não estou confundindo), falo mesmo da subcultura gótica em si, esta por sua vez é laica, ou seja o que não faz com que obrigatoriamente quem seja adepto da subcultura tenha de ser desta ou daquela religião, ou de nenhuma. E como já havia dito este blog é pessoal e adota uma perspectiva por sua vez também pessoal.
      Obrigado por sua dica, reconheço que de tudo conheço pouco, mas em momento algum desejei exprimir algum tipo de fanatismo, alias o que não faz parte do objetivo deste blog, no mais obrigado e seus comentários serão sempre bem vindos.
      Abraços.

      Excluir